A Maratona do Centro

A Maratona do Centro

 

Info 2Em 2006, a equipa organizou o seu primeiro evento de competição de BTT, com a organização da Maratona do Centro, prova esta que hoje se mantém como imagem de marca. Nas 3 primeiras edições realizou-se em Marrazes, para posteriormente, pelo crescimento da prova, se transferiu para os Pousos em 2009.

 

A partir de 2010, na 5ª edição desta prova, a Maratona do Centro passou a fazer parte da Taça de Portugal XCM (Maratonas de BTT), com honras de abertura, sendo sempre considerada a melhor desta competição nacional, em termos organizativos. Com a entrada na Taça de Portugal XCM, inserimos novos conceitos nesta competição, que passaram a ser standard nas restantes provas e passámos a desenvolver um trabalho de cooperação inovador com a UVP-FPC: União Velocipédica Portuguesa-Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

A Maratona do Centro em 2011, bateu alguns recordes interessantes: ultrapassou pela primeira vez os 1000 participantes, tendo sido a maior prova de BTT de sempre, em número de atletas federados - 460. Este crescimento e a necessidade de manter o seu estatuto fez-nos repensar toda a prova, toda a estrutura, todo o perfil de percurso e todos os apoios, principalmente numa fase conjuntural mais difícil que atravessámos, de forma que esta continuasse a ser um dos expoentes máximos nacionais das Maratonas de BTT (XCM).

Info 3
A partir de 2012, com o especial apoio da Câmara Municipal da Batalha (CMB) e a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), a Maratona do Centro tem vindo a realizar-se na Batalha, com a base logística/operacional e partida da prova na zona desportiva, contando já com 3 edições realizadas (2012, 2013 e 2014) com aproximadamente 1300 participantes, sendo uma vez mais considerada como uma referência nacional em termos organizativos.

A Airbike tem ao longo destes anos reforçado a qualidade dos seus eventos, crescendo em dimensão e maturidade sempre de uma forma sustentada. O esforço que tem sido colocado nas provas tem sido reconhecido pelos nossos parceiros e pelos atletas, que têm retribuído esse mesmo esforço com a sua presença evento após evento.